Translate

Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, de Xinran



Eu sinto uma forte atração por praticamente tudo que tem a ver com a China. E os livros de Xinran são uma fonte bastante acessível para que a gente conheça e compreenda um pouco mais daquele povo sofrido e exótico aos nossos olhos ocidentais. Esse livro trata da questão da política do filho único e as consequências sociais e familiares trazidas com essa regra. O abandono e até mesmo o assassinato de bebês do sexo feminino chegou a pontos tão alarmantes que, atualmente há um desequilíbrio entre a população masculina e a feminina chinesa, sendo a primeira muito maior que a segunda. Contudo, o que nós não conhecemos são as implicações psicológicas e as razões de cada mãe que se viu forçada a renegar sua filha e a dor elas carregam ao longo da vida. Xinran faz um apanhado de histórias comoventes e o propósito do livro é levar às meninas chinesas adotadas por famílias estrangeiras alguma luz com relação ao motivo pelo qual sua mãe chinesa lhe deu em adoção. Esse é um livro que toca fundo ao coração de qualquer pessoa e vale a pena ser lido.

Abaixo uma entrevista com Xinran:


9 - A Salvação (2009)


Apesar de "9" ter uma boa média no IMDB, devo dizer que achei o filme chatíssimo. Os bonequinhos são legais, as imagens bacaninhas mas a história é mais rasa que uma pocinha de lágrimas. Dá pra identificar coisas semelhantes ao Senhor dos Anéis, aos filmes de Harry Potter e até mesmo Wall-E. Ainda assim, me deu sono...


Hop - Rebelde Sem Páscoa (2011)


Hop é uma animação bem movimentada, muito alegre e divertida, perfeito programa para se ver com as crianças ou sozinho, se você cultiva seu lado infantil. EB, dublado por Russell Brand é o filho do Coelho da Páscoa mas não quer assumir a posição do pai pois sonha ser baterista. Daí foge para Hollywood e encontra Fred, um cara que está perdido na vida e sendo cobrado pelos pais para que cresça e "abandone o ninho". Juntos eles se envolvem em diversas situações atrapalhadas. A cena do pintinho vilão virando coelho é imperdível. É o tipo de filme que quando termina estamos com o coração mais leve e um sorriso no rosto. Lindinho demais! :)


Into The Abyss (2011)



Werner Herzog acerta mais uma vez com Into The Abyss. O documentário nos mostra os envolvidos num triplo homicídio, tanto os parentes das vítimas quanto seus algozes e familiares, além de profissionais que trabalham nas execuções.  Dentre os criminosos, um recebeu sentença de morte e está a poucos dias da sua execução. O mais interessante é a total imparcialidade com que os fatos nos são mostrados. Não há política nem protestos. Apenas o relato dos fatos e as emoções de todos os envolvidos. Você tira as suas conclusões, você vai refletir sobre a "validade" ou não da pena capital. Excelente, recomendo.


A Viagem (2012)


Sinceramente, eu não saberia resumir esse filme para você. É preciso bastante atenção em cada palavra, cada cenário e situação. Passado, presente e futuro se intercalam e se misturam mostrando que em tudo, desde sempre, há algum elo. Eu não li o livro Cloud Atlas de David Mitchell, logo não posso tecer nenhum tipo de comparação. Todavia, embora seja um filme meio complicado no final das contas eu acabei gostando. A nota especialíssima é tentar reconhecer os atores nos diversos papéis que cada um representa. Trocam inclusive de sexo. E dão um show!


Valente (2012)



Ok, talvez eu não estivesse nos meus melhores dias quando assisti Brave. Eu costumo gostar bastante de animações, mas essa história é chatinha pra caramba! Merida é uma personagem lindinha que não encanta. Gostava mais dela quando só a conhecia das fotografias. Posso dizer que é um filme que eu não reveria, não indicaria e pelo qual tomei uma bruta implicância. Acho que me deixei levar pelas boas críticas e a decepção foi imensa. É isso aí.


Uma Breve História do Brasil, de Mary Del Priore e Renato Venancio



Eu sempre adorei História, na verdade era minha matéria favorita na época do colégio. Só não fiz faculdade de História, porque naquele tempo, com 17 anos, não vislumbrava outra possibilidade além de dar aulas e aturar pessoinhas sem educação. Acabei fazendo Direito...  Bem, o que interessa aqui é que sempre achei a História do Brasil totalmente desinteressante e desprovida de fortes emoções. O lance começou ruim e torto e assim vem seguindo ao longo dos tempos. E vamos levando. O mérito desse livro é contar a História do nosso país de uma forma leve, bem agradável de ser lida e se focando nos principais fatos. Dá pra gente relembrar muita coisa, desmistificar outras e aprender outro tanto. Do descobrimento até a posse do Lula, está tudo lá de forma concisa e clara. Uma leitura tranquila que enriquece nossos conhecimentos. Bem bacana!

Barricade (2012)



Após ficar viúvo, marido resolve ir com os dois filhos na época de Natal para a  cabana onde a mãe das crianças passava as férias durante sua infância. Lá, coisas misteriosas começam a acontecer. Barricade é mais um filme de casas no meio do nada e pessoas morrendo de medo. Porém, é bom pacas! Enxuto, não enrola, não apela e cria um clima meio desconfortável na gente. Delícia!!! Se você é fã do estilo, vale a pena ver! ;)


Branca de Neve e o Caçador (2012)



Eu não sei quais foram os comentários a respeito de Branca de Neve e o Caçador. Tudo o que soube sobre essa produção foi o "escândalo" da traição da mocinha com o diretor. Grande coisa... Enfim, esse filme eu vi em duas partes. Sim, quando considero um filme lento e meio sem ritmo não consigo assistir de uma vez como deve ser. Achei a história chata, previsível e como não podia deixar de ser fiquei mega irritada com a eterna boca aberta e cara de pastel da Kristen Stewart. Essa nasceu virada pra lua por fazer tanto sucesso com tão pouco talento. De bacana, os figurinos usados pela Charlize Theron, especialmente aquele vestido negro com asas,,, um espetáculo! Tem alguns efeitos visuais legais também, mas nada que a gente não tenha visto na trilogia Senhor dos Anéis. Ah sim, a voz do Chris Hemsworth vale a pena ser ouvida. Sempre! Parece-me que haverá uma continuação... oh céus... lá vem o triângulo amoroso...


A Última Casa Da Rua (2012)



Mãe e filha se mudam para uma casa vizinha a outra que foi palco de um duplo assassinato, basicamente é isso. Eu li vários comentários desfavoráveis a esse filme mas o fato é que eu gostei muito. "A Última Casa Da Rua" consegue manter algum mistério até o final mesmo que seja o de sempre; ou seja: a mocinha se salva. Mas isso a gente já sabe desde o início pois isso e o susto final do "morto" agarrar o mocinho sempre acontecem. Mas fazer o quê? Sou viciada nesse tipo de filme e sempre, sempre me divirto!




ParaNorman (2012)


Norman é um garoto que vê e conversa com fantasmas. Por causa disso ele sofre preconceitos e é considerado "estranho" por todos, inclusive sua família. Mas é exatamente esse dom que faz com que Norman seja aquele que poderá salvar sua cidade dos zumbis e da maldição da bruxa... Veja ParaNorman. É um desenho  muito bacana e divertido!